SÃO COSME E SÃO DAMIÃO Padroeiros dos Farmacêuticos

Especial Dia do Farmacêutico
São Cosme e São Damião foram dois irmãos gêmeos, um médico e o outro farmacêutico, que atendiam os pacientes sempre em conjunto e sem cobrar um centavo pelo serviço prestado. Cosme, como médico, diagnosticava e prescrevia o tratamento. Enquanto Damião, desempenhando o papel de farmacêutico,  preparava os medicamentos que deveriam ser administrados.

Com a história de cura e milagres que teriam intermediado, os Santos Cosme e Damião são considerados padroeiros dos médicos e farmacêuticos. Por conta dos seus conhecimentos científicos aliados à fé, os santos são muito queridos, principalmente, nas promessas dedicadas à obtenção de saúde.

Caixa de ungüentos, frascos de medicamentos e folhas de palmeiras são seus tradicionais emblemas. Há relatos da existência, em certas igrejas, de um óleo santo, com propriedades miraculosas, que lhes levava o nome e tinha o poder de acabar com doenças e tornar férteis as mulheres estéreis.

Como acontece com vários santos, a vida de São Cosme e São Damião é cercada de lendas. É dito que Cosme, Damião e Doum eram trigêmeos e que com a morte de Doum, os outros dois irmãos tornaram-se determinados a aprender e a praticar as artes da cura, para tratar todas as crianças, de forma gratuita.

Inúmeras também são as versões sobre a morte dos “Santos Gêmeos”,  conhecidos ainda como “Santos dos Pobres”. Perseguidos pelo Imperador Diocleciano, implacável perseguidor do povo cristão, Cosme e Damião foram acusados de feitiçaria e de usarem meios diabólicos em suas curas. Condenados à morte, resistiram milagrosamente a inúmeras torturas e por fim, foram decapitados, em cerca de 300 d.C., em Ciro, na Síria.

Dia do Farmacêutico

Inicialmente o culto aos Santos Cosme e Damião deu-se no Oriente, mas no Ocidente também passaram a ter muita popularidade, depois que o Papa Felix IV (526 a 530) ordenou a construção de uma Basílica, dedicada a eles, no Fórum de Roma. A solenidade de consagração da Basílica ocorreu no dia 26 de setembro e assim, Cosme e Damião passaram a ser festejados pela Igreja Católica nesta data.

Em Portugal, 26 de setembro é o Dia Nacional do Farmacêutico, em homenagem aos santos protetores da atividade. Já no Brasil, a data é comemorada em 20 de janeiro, dia em que foi fundada, a Associação Brasileira dos Farmacêuticos (ABF), em 1916, no Rio de janeiro. A ABF surgiu em um momento de dispersão da classe farmacêutica e é considerada por alguns pesquisadores como a “pedra de toque” que operou o milagre do ressurgimento da profissão de farmacêutico no Brasil.

Carinhosamente chamada por seus membros de “A Casa da Farmácia”, além do Museu da Farmácia Antônio Lago, a “Basílica dos Farmacêuticos” abriga também a Biblioteca Rodolpho Albino. Organizada pelo farmacêutico que cedeu o seu nome à biblioteca, a ABF patrocinou a aprovação da 1a edição da Farmacopéia Brasileira e abrigou as discussões que vieram a criar o sistema do Conselho Federal de Farmácia/ Conselhos Regionais, além de importantes associações e sociedades farmacêuticas.

O Dia do Farmacêutico tem como objetivo não só a promoção do encontro entre as várias gerações daqueles profissionais da saúde, que operam em diferentes áreas de atividade, como também, enaltecer, junto à sociedade, os importantes méritos e contribuições da profissão farmacêutica. Uma data de comemoração não só para os farmacêuticos como para todos que desfrutam do benefício do seu trabalhado cotidiano.

Profissionais irmãos

A bonita história de São Cosme e São Damião – que por sua vez é marcada por visões diferentes, dependendo da crença de cada religião – demonstra a complementaridade e interdependência que as profissões irmãs, a medicina e a farmácia, possuem. Talvez o sucesso atribuído às curas milagrosas dos irmãos gêmeos, na idade média, nada mais fosse do que a antecipação da divisão do trabalho, ocorrida apenas no século XIII, onde a farmácia foi separada oficialmente da medicina e considerada uma profissão.

No Brasil, a devoção aos Santos Cosme e Damião está presente desde os primeiros anos de Colônia, é uma herança cultural deixada por brancos e negros. Aqui,  o Dia de São Cosme e São Damião, santos padroeiros dos médicos e farmacêuticos (e ainda dos barbeiros, cabeleireiros e das crianças), é comemorado de forma sincrética. Envolvem católicos, espíritas, umbandistas, praticantes do candomblé e também por cidadãos simpatizantes, sem identidade confessional, de todas as classes sociais.

A Igreja Católica comemora os Santos Gêmeos em 26 de setembro e os cultos afro-brasileiros, onde eles são associados com orixás, um dia depois, 27. Na festa é comum distribuir balas e doces para as crianças, pois pelo sincretismo religioso brasileiro, os santos representam os “Ibejis”, entidades que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido em troca de doces e guloseimas.

Dizem que quando as crianças não queriam tomar os medicamentos a base de ervas amargas, único recurso de cura na época, para que os pequeninos fossem distraídos e aceitassem mais facilmente o tratamento, Cosme e Damião lhes davam doces com o objetivo de disfarçar o gosto amargo das formulações.

Fonte : http://www.portaldosfarmacos.ccs.ufrj.br/atualidades_diafarmaceutico.html

Anúncios

Sobre CA Livre de Farmácia José Badini - UFOP

Revitalização Há mais de um ano desativado, a chapa VOZ ATIVA retoma o Centro Acadêmico Livre de Farmácia José Badini com o apoio dos estudantes. Iniciando a gestão em novembro de 2011, a união dos graduandos, a representatividade e a promoção de uma vivência política são alguns dos objetivos da chapa. Sobre Nós Em nossa gestão, buscamos finalmente representar os discentes de Farmácia, tanto na EFAR e na UFOP, quanto em Congressos e eventos relacionados. Como também, atuar sobre as necessidades do curso e do campus. Para tais fins, temos em mente que a cooperação e o diálogo entre entidades são necessários. Abaixo listamos algumas de nossas pretensões: Promover uma recepção dos calouros na primeira semana de aula para instruí-los sobre o curso e a universidade de uma maneira geral. Além de realizar a "Calourada", promovendo palestras e socializações relacionadas; Buscar junto à Seção de Ensino uma forma de melhorar o atendimento nos dias de reajuste de matrícula. Acreditamos que a funcionária responsável pelos reajustes fica sobrecarregada nestes dias, sendo necessário outros funcionários para ajudá-la, tornando o processo menos moroso. Sendo que, visto a desordem, nos propomos a organizar a sequência de atendimento aos alunos, além de auxiliá-los conforme necessário; A respeito da nova sede da escola de Farmácia, gostaríamos de tomar conhecimento e informar aos graduandos sobre: O espaço reservado para a tradicional “Cantina das Comissões de Formatura”, que tanto auxilia na arrecadação de fundos para as comissões; Sala que abrigará o Centro Acadêmico Livre de Farmácia José Badini (CALF-JB) e; Data prevista para a finalização das obras Reivindicar o cumprimento do prazo de reabertura do REMOP, uma vez que é de extrema necessidade aos estudantes e funcionários da UFOP; Elaborar projetos para a adesão de recursos, juntamente com a Coordenadoria de Cultura e Eventos, cuja finalidade seja a estabilidade do Centro Acadêmico; Criar uma Página Eletrônica do CALF-JB; Auxiliar na realização do próximo encontro de ex-alunos da Escola de Farmácia (ASSEFAR), bem como na comemoração dos 173 anos do curso de Farmácia; Além de exercer nosso direito de representatividade nos diversos departamentos, para que possamos auxiliar e sugerir alterações curriculares, já que o currículo atual está em processo de mudança.
Esse post foi publicado em Curiosidades. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s